O CCBA viabilizou a vinda da diretora alemã Nele Wohlatz, que irá participar de debate após exibição do seu filme no Cinema São Luiz
Dormir de Olhos Abertos, produzido por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux ( da Cinemascopio Produções https://www.cinemascopio.com/sobre/ ) e dirigido pela alemã Nele Wohlatz, será exibido amanhã (04 de novembro, segunda-feira), às 19h15, no Cinema São Luiz, pelo Janela Internacional de Cinema do Recife.
>> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL AQUI
O longa, coproduzido por profissionais de diferentes países (Brasil-Taiwan-Argentina-Alemanha), foi filmado em Recife com elenco e equipe internacional. Sua estreia mundial aconteceu no renomado Festival Internacional de Berlim (Berlinale) e, em Berlim, ganhou o prêmio da crítica internacional (Fipresci).
Este ano, o Centro Cultural Brasil Alemanha apoiou o festival Janela Internacional de Cinema do Recife viabilizando a vinda de Nele Wohlatz para participar do evento. A diretora estará presente para o debate após a exibição do filme no Cinema São Luiz. Segundo Nele Wohlatz, com “Dormir de Olhos Abertos”, a intenção era fazer um filme que não fosse preso a uma geografia específica:
“Tendo nascido na Alemanha e morado na Argentina durante muitos anos como estrangeira, no momento em que eu estava fazendo o filme, eu sentia como se eu tivesse perdido o sentido de casa. Eu queria fazer um filme que pudesse se passar em qualquer cidade do mundo. Teria pessoas que pudessem ir para qualquer lugar do mundo e ainda assim não pertenceriam a lugar nenhum.” (Nele Wohlatz)
(fonte:https://cineserie.com.br/sobre-filmes/dormir-de-olhos-abertos-kleber-mendonca-filho-produz-filme-brasileiro-que-estreia-em-berlim-45943)
SINOPSE DO FILME
Uma cidade de praia no Brasil. Fu Ang, Kai e Xiaoxin quase não se encontram nessa comédia sutil de mal entendidos. Mas ao longo de um verão longo e quente, relações delicadas são formadas entre eles, como ilhas em águas infestadas por tubarões.
Pequena entrevista com Emilie Lesclaux (uma das produtoras do filme)
Como surgiu a oportunidade de coprodução do filme “Dormir de Olhos Abertos”? E como foi o processo de co-produzir uma obra com outros países?
“O filme nasceu de uma conversa entre Kleber e Nele, a diretora. Eles estavam, os dois, em um festival de cinema, Kleber com Aquarius e Nele com o primeiro filme dela, o Futuro Perfeito. Essa conversa estimulou Nele a fazer uma pesquisa no Recife a partir de 2017 e a desenvolver um roteiro. Portanto, a coprodução entre o Brasil e a Argentina, onde ela estava morando, foi algo muito natural desde o desenvolvimento do projeto. Quando o roteiro ficou pronto, partimos para procurar fundos para o filme. Tive uma reunião em Berlim com Meike Martens, a produtora alemã que Nele já conhecia, e começamos a submeter o filme em editais regionais na Alemanha. Ganhamos o NRW e o Nordmedia. Em paralelo, comecei uma conversa com uma amiga produtora taiwanesa, pois provavelmente precisaríamos de um elenco de Taiwan, acabamos ganhando um fundo importante neste país. E assim nasceu essa coprodução entre 4 países, que reflete perfeitamente a natureza multinacional do filme. O processo foi longo e nem sempre é fácil tomar decisões em coletivo, mas, por outro lado, a coprodução salvou o filme, pois no Brasil as possibilidades de financiamento ficaram muito difíceis entre 2018 e 2022, com a Ancine e os fundos paralisados. E o diálogo com outras culturas era muito importante para a própria narrativa do filme.” (Emilie Lesclaux)
Ficha Técnica Dormir de Olhos Abertos:
- Direção: Nele Wohlatz
- Produção: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justine O., Roger Huang, Violeta Bava, Rosa Martínez Rivero, Meike Martens, Nele Wohlatz
- Empresa(s) Produtora(s): Cinemascópio, Yi Tiao Long Hu Bao, Ruda Cine, Blinker Filmproduktion
- Laboratórios: FIDLab (Marseille), JCP: NEXT EDITION (Jeonju FF), Cinemart
- Direção de Fotografia: Roman Kasseroller
- Montagem: Tsai Yann-shan, Ana Godoy
- Direção de Arte: Diogo Hayashi
- Elenco: Chen Xiao Xin (Xiao Xin), Wang Shin-Hong (Fu Ang), Liao Kai Ro (Kai), Nahuel Pérez Biscayart (Leo), Lu Yang Zong (Yang Zong)
- Principais festivais e prêmios: Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) – Encounters
SERVIÇO: XV JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE
- Data: 1 a 8 de novembro
- Locais: Cinema São Luiz (rua da Aurora, 175 – Boa Vista) e Cinema da Fundação – Sala Museu (avenida 17 de agosto, 2187 – Casa Forte)
- Sessões com acessibilidade em LSE, Libras e audiodescrição: Manas, Tijolo por Tijolo, Kasa Branca, Seu Cavalcanti e A Transformação de Canuto.
- Ingressos: R$ 5,00 (para o Cinema São Luiz venda exclusiva pelo Sympla. No Cinema do Museu, só na bilheteria, que abre para venda uma hora antes da sessão).
- Sessões de Curtas têm entrada GRATUITA
Fotos de divulgação do filme Dormir de Olhos Abertos