Togoland Projections | Togoland Projektionen

Jürgen Ellinghaus | Documentário | France, Germany, Togo | 2023

O documentário

Seguindo os passos do diretor de cinema de Hamburgo, Hans Schomburgk, que viajou pela colônia alemã do Togo, de Lomé ao norte, com sua companheira e atriz Meg Gehrts em 1913, Jürgen Ellinghaus exibe as imagens filmadas então em suas locações no atual Togo. As imagens afirmativas de Schomburgk mostram o trabalho escravo, a humilhação e a arrogância do poder colonial. O material é contrastado pelas anotações romantizadas do diário de Gehrts e outros relatórios coloniais que muitas vezes testemunham uma frieza horrível.

A exibição deste material, nunca antes exibido no Togo, leva o público a refletir sobre a tradição, os estereótipos, o “olhar branco”. Nas aldeias, as imagens coloniais evocam memórias de histórias transmitidas. Na metrópole de Lomé, os jovens cinéfilos lamentam que estas imagens lhes tenham sido ocultadas até hoje e discutem em que contextos deveriam ser exibidas. Mas “Projeções da Togolândia” não mostra apenas o quanto estes documentos e textos dolorosos são necessários no Togo contemporâneo, porque fazem parte da história do país. O filme também demonstra que eles são necessários na Alemanha para que possamos assumir a responsabilidade pela nossa história reprimida e enfrentar o nosso próprio racismo – passado e presente.

Christoph Terhechte

(fonte: https://www.dok-leipzig.de/film/togoland-projektionen/programm)

Trailer: https://www.maxim-film.de/en/

Depois da exibição do filme Christoph Ostendorf teve oportunidade de conversar com o coprodutor togolês do documentário, Sr. Madjé Ayité sobre o filme e possibilidades de cooperações.