Por Lorenna Rocha
Estar numa viagem internacional pela primeira vez é um grande desafio. Cheguei na Alemanha no início da semana anterior e sinto que fui me adaptando aos poucos ao clima, à cidade, ao ritmo do festival e ao contato com diversas culturas, pessoas e situações que ainda são tão novas para mim. Ter sido selecionada no Berlinale Talents Press, uma atividade formativa em crítica cinematográfica, pode ser visto como um salto significativo na carreira. Pela primeira estou vivenciando um festival internacional desse porte e também aprendendo novas formas de trabalhar em coletivo e de construir pensamentos sobre assuntos que nem sempre estive em tanto contato, como estou tendo a oportunidade de experienciar agora.
Os encontros do Talent Press acontecem, em sua maioria, entre o HAU2 e HAU3, espaços onde as atividades da Berlinale Talents se concentram. É importante dizer que, antes de chegarmos em Berlim, nós tivemos cerca de três reuniões de preparação e também escrevemos um texto individual, sobre um dos filmes que está na programação do festival deste ano, Seven Winters in Tehran (2023), de Steffi Niederzoll. Nesses últimos dias, além de conhecer e de me aproximar dos meus colegas críticos (Teresa Vieira, Luise Morke, Jerry Chiemeke, Han Tien, Gayle Sequeira, Dora Leu e Amarsanaa Battulga), estive imersa em uma série de conversas com nossos mentores, Leonardo Goi, Pedro Butcher, Dana Linssen, Michelle Carey e Aily Nash) artistas convidados, com os assuntos dos mais diversos. Vou destacar alguns que me chamaram bastante atenção:
a) Introduction, por Leonardo Goi: Nessa atividade, pudemos nos conhecer pessoalmente pela primeira vez e comentamos os textos que foram escritos a partir do filme de Steffi Niederzoll. Foi muito legal perceber a forma de escrita de cada um dos Talents e também receber um feedback inicial de nossos mentores. Fica bem demarcado que tipo de texto crítico o programa procura, uma vez que nós escrevemos sobre o filme da programação para o blog oficial do Talent, ao mesmo tempo que somos estimulados a ter uma liberdade criativa e também trazer nossa personalidade para dentro do texto.
b) Market Studio & Talent Press – Festival and Market Inspiration: A conversa mediada por Kevin Lee foi dedicada a pensarmos nos festivais de cinema durante e após o período da pandemia da Covid-19. Quando estive no Talent Press Rio, no Festival do Rio em 2019, já havia conhecido Kevin Lee: ele nos deu uma palestra sobre vídeo-ensaio. Dessa vez, o interesse pelas mudanças e impactos produzidos pelo período de isolamento social e geográfico, além da expansão festivais de cinema no formato remoto ou híbrido, mobilizou a atividade, e Talents de outras áreas de formação (como direção, edição, design de som) puderam participar e contribuir para o debate de maneira fortuita. Esses espaços de troca também são muito importantes para conhecermos novas pessoas e acredito que esse é um dos pontos mais fortes da Berlinale Talent: incentivar a criação de conexões entre pessoas de várias áreas de conhecimento e de diferentes partes do mundo!
c) Talent Press: Mentor’s Session II: O mentor Pedro Butcher convidou quatro artistas brasileiros(Janaína Wagner, Chica Barbosa, Lui Avalos e Pedro Harres) para conversarmos sobre VR (Realidade Virtual), cinema experimental e crítica de cinema. Esse foi um dos encontros que mais me empolguei, não apenas por estar conversando sobre cinema brasileiro, mas por ter conseguido pensar sobre VR numa perspectiva mais voltada ao circuito cinematográfico, de possíveis formas de experiência coletiva com a VR e os desafios para torná-la mais acessível e democratizar seu acesso. Além disso, a convergência entre esse tipo de trabalho e de cineastas experimentais (como Janaína Wagner e Chica Barbosa) possibilitou que nós conversássemos sobre a própria ideia de cinema, o que cabe (ou extrapola) essa linguagem e como o diálogo com outras expressões artísticas (como as artes visuais e o VR) acabam por tensionar uma ideia “convencional” de cinema.
Ainda faltam algumas atividades para fazermos! Em breve, compartilho mais notícias e impressões.