Foto: Maurizio Rellini/SIME

O governo da Alemanha, por meio da Fundação Alexander von Humboldt, vai selecionar dez brasileiros para terem acesso a uma bolsa mensal de até 2.600 euros e desenvolverem, durante um ano, um projeto que possa impactar positivamente a sociedade.  As inscrições do Programa Bolsa Chanceler vão até o dia 15 de outubro. Os selecionados, ao fim do período de estadia na Alemanha, terão um encontro reservado com o chanceler Olaf Scholz.

O presidente do Instituto Sócio-Cultural Brasil Alemanha, que conduz todo o processo no Brasil, Thomas Timm, revela que a média de inscrições no país chega a 150 por ano. O Brasil, segundo ele, é o grande destaque dentre os países contemplados pelo programa – que conta ainda com Índia, China, EUA e África do Sul.

– Essa é uma iniciativa do governo alemão sem igual em todo o mundo. É uma busca aos líderes do amanhã. Ao todo, são oferecidas 50 bolsas nesses cinco países. E o Brasil é, sem dúvida, o que mais se destaca dentre todos. As pessoas selecionadas aqui são de altíssimo nível. São mentes brilhantes, e nos sentimos muito orgulhosos por criar essa linha de incentivo consistente – diz Timm.

Os requisitos básicos para fazer parte do Programa Bolsa Chanceler são: ter cidadania brasileira; trabalhar nos segmentos de política, negócios, mídias, administração, sociedade ou cultura; ter experiência de liderança demonstrável; não ter mais que 12 anos de bacharelado; desejar realizar um projeto independente na Alemanha, e ter bons conhecimentos de alemão ou inglês.

Para obter mais informações sobre o Bolsa Chanceler, acesse o LINK abaixo:

https://www.humboldt-foundation.de/en/apply/sponsorship-programmes/german-chancellor-fellowship