O Projeto Vida Saudável nos Morros (VSM) é uma iniciativa do Serviço de Tecnologia Alternativa SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) e desde março de 2021 implementou 600 quintais eco produtivos nas comunidades do Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, na cidade do Recife. O projeto visa estimular o envelhecimento saudável, proporcionando aos idosos a oportunidade de aprenderem sobre técnicas de agricultura urbana agroecológica, com foco na segurança alimentar e qualidade nutricional.

Na comunidade do Alto José do Pinho, além dos quintais produtivos implementados nas casas de moradores da comunidade, o projeto conta com um sistema de aquaponia em uma das hortas, no Centro Social Dom João Costa. O sistema de aquaponia propõe uma produção integrada de peixes e vegetais, no qual os nutrientes que as plantas recebem são gerados pelos peixes e pela recirculação da água.

Alcançado 600 pessoas diretamente e 3.000 indiretamente, o projeto estimulou a autonomia dos participantes que receberam capacitações, acompanhamento técnico e incentivo à geração de renda. Outra preocupação do VSM foi a de promover atividades de fomento ao envelhecimento ativo, estimulando a saúde e o bem-estar por meio de atividades de lazer, educação e culturais nos locais atendidos. Os idosos participaram de atividades de dança, música, canto, cartografia social, história de vida e também receberam atendimentos com profissionais da psicologia, fisioterapia e medicina.

O Projeto Vida Saudável nos Morros teve seu encerramento em novembro de 2023, porém tem previsão para voltar a funcionar no mês de abril de 2024 através de um novo financiamento. A última edição do projeto contou com a parceria do Centro Social Dom João Costa, com o apoio da Gerdau, Drogasil, Rede D’Or, Seguros UNIMED, Usiminas, Instituto UNIBANCO, Nutrien, Itaú e ELO, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Recife.

Saiba mais:

https://serta.org.br/projeto-vida-saudavel-nos-morros

https://www.instagram.com/serta.org.br