De 05 a 13 de setembro acontece o Kongress Solidarische Ökonomie und Transformation Berlin, que terá cobertura especial no site do CCBA

Com o lema “Wir können auch anders! Solidarische Ökonomie in der Praxis“ (Nós também podemos mudar! Economia Solidária na prática), começa neste sábado (04/09) o Kongress Solidarische Ökonomie und Transformation Berlin 2015, que vai discutir propostas para a construção de um novo modelo econômico. O encontro deve reunir mais de 1.000 pessoas e será dividido em duas etapas. Durante a Wandelwoche (Semana de transformação), de 05 a 09 de setembro, os participantes vão poder conhecer as iniciativas locais de economia solidária por meio de passeios a pé e de bicicleta.  De 09 a 13 de setembro, uma centena de fóruns e workshops  contarão com a participação de professores, trabalhadores, especialistas, interessados e curiosos de vários países do mundo.

Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas sobrevivem de empreendimentos econômicos solidários no Brasil. O país é considerado um dos pioneiros na área,e a Alemanha quer ouvir mais sobre as experiências brasileiras e aprender novos caminhos. Paul Singer, secretário da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), e Rosangela Alves de Oliveira, professora da Universidade Federal de Natal, terão destaque na programação e irão levar as experiências nacionais para Berlim, que se destacam nas áreas de agricultura familiar, artesanato, moda e extrativismo.

A expressão economia solidária define o conjunto de atividades econômicas que envolvem desde produção a crédito, passando por distribuição e consumo que sejam organizadas sob a forma justa. Isso pressupõe uma gestão coletiva democrática, a distribuição da riqueza produzida, o compromisso com a comunidade local, com os movimentos sociais e com o meio ambiente, além do respeito aos direitos dos trabalhadores e consumidores. Sob essa ótica, serão discutidos no encontro não apenas o futuro de pequenas empresas que optam por esse caminho mas também as possibilidades de cooperação internacional, exploração de conhecimento livre e o uso responsável de recursos naturais. A cobertura do Congresso será apresentada na íntegra no site do CCBA, que realizará em outubro a Semana de Economia Social, Solidária e Sustentável no Recife.

Mais informações: http://solikon2015.org/de