A autora recifense, ex-professora do CCBA, resgata e recria em imagens e palavras memórias e cenários de infância na cidade do Recife

O romance “Avenida Beberibe”, da escritora recifense Claudia Cavalcanti, será lançado na próxima quinta-feira (02 de maio), às 18h, na Livraria Jaqueira (Rua Madre de Deus, 110, no bairro do Recife Antigo) em Recife (PE). A autora que viveu a sua infância no Recife, resgata e recria, em fotografias e palavras, memórias e cenários do passado, numa narrativa ficcional e, ao mesmo tempo, autobiográfica que tem como ponto de partida central a Avenida Beberibe.

A experiência da criança, personagem principal do livro, é entrecortada por fatos históricos como a ditadura militar e outros ficcionais, assim como por acontecimentos de diferentes épocas históricas, ocorridos em lugares diversos. Segundo a autora, “a casa na Avenida Beberibe é um ponto de ligação forte entre tudo isso”. A obra ainda traz fotografias que ora se relacionam com o narrado e ora se relacionam apenas transversalmente.

“AVENIDA BEBERIBE: Na extensa e sinuosa avenida Beberibe, no Recife, uma casa com jardim frondoso é o cenário da infância de várias gerações. Ela também é o ponto de partida deste romance inventivo, que retoma e renova a tradição memorialística brasileira ao lançar mão do recurso fotográfico como parte constitutiva do texto”, (trecho retirado do texto de divulgação)

“Apesar da eloquência das fotografias presentes no livro, são os registros feitos somente de memória, cheiro e tempo aqueles que mais nos provocam […].”

Fabiana Moraes

“Guiada por uma sensibilidade que se aproxima da lógica poética, Claudia Cavalcanti expande a avenida para outros tempos e espaços..”.  Outros espaços tão distantes como a casa do escritor alemão Paul Thomas Mann em Munique, na Alemanha, onde ela também recupera um episódio da vida familiar do poeta Paul Celan. Autores que são inspirações para Claudia Cavalcanti e que foram matéria de estudo e leitura constantes da escritora. A autora é ex-professora de alemão do CCBA Recife e morou por quase 6 anos na cidade de Leipzig, na Alemanha, onde se formou em Germanística (formação acadêmica que investiga, documenta e teoriza a língua alemã e sua literatura de forma sincrônica e diacrônica).

“Nessa narrativa de filiação parcialmente ficcional, eventos da história do país e da vida pública do Recife — como a perseguição da ditadura militar a seus oponentes e a passagem do Graf Zeppelin em 1930 — se mesclam a lembranças da neta dos donos da casa que, meio século mais tarde, se debruça sobre as relações sociais latentes no seio do próprio lar. Nas palavras de Fabiana Moraes, que assina a orelha do livro, Avenida Beberibe trata de “repressão e alegria, essa dualidade que, de tão presente, foi (e é) feita normal”. Na leitura, “vagueamos pelo Brasil e sua hoje mais evidentemente anacrônica arquitetura cotidiana, na qual o quarto da empregada também foi, de tão presente, feito normal. Uma outra repressão, marcada pela cor da pele e convenientemente silenciada”. (Trechos retirados do texto de divulgação)


“A narrativa também viaja ao Japão de National Kid, passa por Munique, onde entra na casa do escritor Thomas Mann, recupera um episódio da vida familiar do poeta Paul Celan e corre livre até o bairro de Higienópolis, em São Paulo, onde se esconde uma mulher que manteve uma empregada doméstica escravizada por mais de vinte anos, até ser tema de um podcast que trouxe o caso à tona. O que une essas e outras histórias é a liberdade de uma escritora que passeia por gêneros, idiomas e culturas, mas sempre volta para a casa de sua infância e para as chagas sociais do Brasil.”

(Trechos retirados do texto de divulgação)

CLAUDIA CAVALCANTI

Claudia Cavalcanti / Foto: Renato Parada (@renatoparada)

Nasceu no Recife, em 1963. É germanista, editora e gestora da Casa Vera Cruz, braço editorial da Escola Vera Cruz, em São Paulo. Organizou e traduziu antologias de poetas como Paul Celan, Georg Trakl e Ingeborg Bachman, além de outros autores clássicos e contemporâneos de língua alemã. É autora de
A vida dos outros e a minha (Cultura e Barbárie, 2021).

SERVIÇO

  • Lançamento do livro “Avenida Beberibe”, de Claudia Cavalcanti
  • Local: Livraria Jaqueira (Rua Madre de Deus, 110, Recife Antigo, Recife – PE)
  • Data: 02/05/2024 (quinta-feira)
  • Horário: 18h
  • Acesso: Aberto ao público