Aviação Civil – perspectivas para diminuição de impactos ambientais e compensações
No dia 16 de março de 2017, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) realizou em cooperação com a organização atmosfair (Alemanha) o Workshop “Desafios climáticos – aviação civil e perspectivas para diminuição de impactos ambientais e compensações”. O evento reuniu cientistas climáticos, especialistas em emissões da aviação civil, representantes de companhias aéreas, do governo estadual, da cooperação alemã em políticas climáticas, pesquisadores da área de biocombustíveis, estudantes e dirigentes de várias ONGs com atuação em Pernambuco e na região do semiárido.
A diversidade dos atores presentes estimulou debates inéditos na busca de novas perspectivas para a cooperação climática entre o Brasil e a Alemanha no Nordeste.
Convidada pelo Diretor do CCBA e Coordenador do Workshop, Sr. Christoph Ostendorf, a Cônsul Geral da Alemanha no Recife, Sra. Maria Könning- de Siqueira Regueira, abriu o Workshop. Em sua fala, ressaltou a importância da cooperação climática entre o Brasil e a Alemanha no Norte e Nordeste, assim como o papel do CCBA nesta missão. “Posso afirmar que a contribuição do CCBA nesse aspecto é de maior relevância aqui no Nordeste”, falou a Cônsul.
Abrindo os trabalhos do workshop o climatologista Carlos Nobre desenhou um panorama da conjuntura climática da Terra onde “O clima já responde à ação humana e a principal característica do antropoceno é a velocidade das transformações¨. Na sua apresentação o pesquisador avaliou o Acordo de Paris, assinado em 2016, e as perspectivas e riscos deste tratado com o Governo Trump, presidente que nega as mudanças climáticas.
O cenário apresentado por Carlos Nobre para o Nordeste brasileiro provocou certa apreensão entre os ouvintes devido à gravidade das consequências das mudanças climáticas que o climatologista projetou para as próximas décadas.
Durante a sua palestra o professor comentou ainda a questão dos biocombustíveis para aviação assim como também abordou brevemente o tema das energias renováveis no Nordeste.
Logo após o especialista, Alexandre Rodrigues Filizola, representante da ANAC, apresentou dados sobre a evolução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na aviação civil brasileira.
Filizola apontou também perspectivas para a diminuição dos impactos ambientais provocados pelas emissões dos aviões através de uma maior eficiência dos aviões. “A Anac busca controlar danos como a emissão de GEE, visando a eficiência ambiental das aeronaves”, explicou o especialista.
Convidado pelo CCBA Florian Eickhold, representante, da atmosfair gGmbH, Alemanha, encerrou o turno matinal do Workshop com uma explanação sobre o projeto da atmosfair que visa a compensação das emissões da aviação civil a partir de compensações voluntários dos passageiros que correspondem à respectiva ¨pegada ecológica¨ de cada viagem aérea.
A organização alemã atmosfair tem a sua origem num projeto de pesquisa patrocinado pelo Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. Com a sua expertise em calcular as emissões dos aviões e a sua capacidade em desenvolver e oferecer projetos climáticos certificados pelas Nações Unidas (Framework Convention on Climate Change e Gold Standard, Climate & Sustainable Development) a atmosfair oferece ao indivíduo projetos socioambientais que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
“Todos os nossos projetos de compensação são certificados pelas Nações Unidas e as certificações asseguram a sustentabilidade dos projetos, garantindo redução de emissões e benefícios sociais e ao desenvolvimento”, afirmou Eickhold. Atualmente a atmosfair representa a organização mais bem avaliada neste segmento de atividades – compensações de emissões de GEE através de projetos climaticos – na Alemanha.
Já no período da tarde, as palestras foram iniciadas por Lutz Morgenstern, responsável por assuntos ambientais na Embaixada Alemã. Em sua fala, o diplomata destacou os desafios ambientais para o ano de 2017 e o importante papel da Alemanha em assumir a presidência do grupo mundial G20.
Lutz Morgenstern reafirmou também o valor da cooperação internacional e como o Brasil têm sido um grande parceiro na polítcia climática global. Ainda em seu discurso, o convidado promoveu a ideia de associação entre proteção ambiental e crescimento econômico, sugerindo que essa união pode levar à geração de empregos e diminuição no consumo de energia primária. Sobre projetos futuros, Lutz Morgenstern apresentou o “IKI Re-Fuels”, uma proposta que pretende viabilizar combustíveis oriundos de eletricidade renovável para os meios de transporte que não podem operar com energia elétrica. “Estou convencido que podemos aprender muito uns com os outros e tornar a implementação do Acordo de Paris em uma história de sucesso econômico”, finalizou o diplomata.
Seguindo a agenda do evento, o CCBA também abriu espaço para uma apresentação da Gol Companhia Aérea que ficou na responsabilidade de Mike Lu (CEO Curcas Diesel Brasil Ltda.)
O convidado apresentou os projetos de iniciativa da companhia aérea para diminuir e compensar emissões dos gases poluentes, adentrando nas questões do biocombustível para a aviação.
Mike Lu expôs ainda o projeto do Governo de Estado de Pernambuco: “Agenda Positiva para o Desenvolvimento Sustentável – Pernambuco 2030” (link com presentação em PDF), documento que reúne as principais propostas com o meio ambiente. Entre os projetos, estão alguns voltados para o recaatingamento, a revitalização das bacias hidrográficas, a descarbonização com a Plataforma Pernambucana de Bioquerosene e Renováveis, entre outros. A apresentação da “Agenda Positiva para o Desenvolvimento Sustentável – Pernambuco 2030” provocou bastante interesse e questinoamentos por parte dos representantes de ONGs e de professores da UFPE que ainda não conheciam o projeto. Infelizmente a apresentação do projeto ficou a cargo de Mike Lu e os representantes do Governo do Estado não estavam mais presentes.
O Workshop terminou com uma mesa redonda seguida de uma confraternização entre o público, convidados e representantes.
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