O modelo da atmosfair, ONG alemã que oferece possiblidades de compensação voluntária de CO2 emitido em voos por meio da contribuição com projetos socioambientais de redução do CO2, é um modelo de mercado aéreo transparente e amigável ao clima. É assim que Florian Eichkhold, representante da ONG no workshop ¨Desafios Climáticos: Aviação Civil e perspectivas para diminuição de impactos ambientais e compensações¨ define a missão da organização, que foi formada em 2005 a partir de um projeto de pesquisa do Ministério de Desenvolvimento da Alemanha.
“A atmosfair é uma incubadora do processo de desenvolvimento sustentável. Com abordagens experimentais exequíveis, ela facilita projetos já existentes e é adaptável e flexível a diferentes práticas operacionais”, afirma Eichkhold. Os processos da ONG conectam e facilitam a mitigação e adaptação de projetos focados em pilares sociais e mitigação.
No site da atmosfair é possível medir, a partir do peso da pessoa, da bagagem, do modelo de avião e outros indicadores qual é a parcela de emissão de CO2 na atmosfera durante cada voo específico. A partir daí, é possível converter esta parcela em doações para projetos ambientais certificados que evitam ou controlam a emissão de CO2, como a construção de habitações eficientes em termos energéticos para pessoas menos favorecidos, a produção manual de fogões domésticos mais eficientes ou a produção de biomassa para energia. Além disso o doador acompanhe a evolução do projeto apoiado a partir do portal da atmosfair.
Segundo Eichkhold, todos os modelos de projetos de compensação da atmosfair são certificados pelas Nações Unidas (Framework Convention on Climate Change) e pela Gold Standard Climate & Sustainable Development. “As certificações asseguram a sustentabilidade dos projetos, garantindo redução de emissões e benefícios sociais e ao desenvolvimento”, ressalta o especialista.
Deixe uma resposta