Experiências em Colagravura é tema de mostra no CCBA que estreia na próxima quinta-feira (20)
As artes expostas foram criadas durante oficinas com a artista plástica de Moçambique, Carmen Muianga, que esteve recentemente no Brasil através de uma residência artística promovida pelo CCBA.
O Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) recebe na próxima quinta-feira (20 de Julho), a partir das 18h, a exposição “Experiências em Colagravura”. O evento é um KULTURFORUM e faz parte dos desdobramentos da residência artística da moçambicana Carmen Maria Muianga no Brasil. Carmen atua como artista plástica e como professora na Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), em Maputo (capital de Moçambique, na África). E veio ao Brasil através de um convite para uma residência artística promovida pelo CCBA.
A moçambicana ficou um mês na cidade de Recife (Pernambuco) – onde visitou galerias e espaços culturais, conheceu um pouco da cena artística local e realizou oficinas de Colagravura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a oficina, Carmen compartilhou um pouco sobre a técnica da Colagravura com estudantes do curso de Artes Visuais da UFPE e com artistas locais.
A Colagravura, técnica predominante no trabalho artístico de Carmen, consiste em colar materiais alternativos ou recicláveis em uma base (matriz) que pode ser de diversos materiais como papelão, madeira, plástico, metal e etc. Após a colagem, o material é revestido de tinta e é necessário retirar o excesso da mesma para levar a matriz até a prensa – onde a arte será impressa em um papel umedecido.
Através das oficinas ministradas por Carmen, os participantes puderam confeccionar e imprimir suas próprias colagravuras, que serão expostas na mostra. Após a experiência, um grupo de participantes das oficinas decidiu propagar a técnica para moradores de Camaragibe (PE) e contaram com a parceria da Casa de Dona Arlinda (espaço cultural sediado no município), além da cooperação com a Escadaria – Atelier Coletivo, para a impressão das obras.
O KULTURFORUM, aberto ao público, contará também com um debate sobre a gravura, sua História e processos criativos. Na ocasião, alguns convidados irão compartilhar suas experiências e saberes. Entre eles, o historiador da arte, Wilson Chiarelli, o artista plástico Renato Valle – que foi diretor técnico da Oficina Guaianases de Gravura (1993 -1995) e já realizou diversas exposições individuais e coletivas com os seus trabalhos, a gravurista Luiza Morgado, além do artista multimídia Paulo Bruscky. Ao final do evento, haverá uma pequena confraternização.
Confira a programação da mostra:
- 18h – Abertura da Exposição “Experiências em Colagravura”
- 18h30 – Depoimento de Carmen Muianga
- 19h – Debate: “Gravura, História e processos criativos.” Com os convidados:
- Wilson Chiarelli (historiador da arte)
- Renato Valle (artista plástico)
- Luiza Morgado (gravurista)
- Paulo Bruscky (artista multimídia)
- 20h – Confraternização
Local: Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), R. do Sossego, 364 – Boa Vista, Recife – PE
Acesso: Aberto ao público
Contato: (81) 3421-2173