A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera, segundo a organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda (Fonte: http://surl.li/vyafvd) e o setor de tingimento têxtil é um dos maiores poluentes para fontes de água (fonte: http://surl.li/vyafvd). Buscando incitar o debate e reflexões sobre formas de atrelar o desenvolvimento sustentável à moda, o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA — Recife) promoverá o debate sobre Moda e Sustentabilidade na próxima terça-feira (10 de dezembro), a partir das 18h30. O evento, aberto ao público, será realizado no próprio CCBA, localizado na Rua do Sossego, 364, bairro da Boa Vista, em Recife, Pernambuco.

  O encontro iniciará a partir da troca de experiências, reflexões e provocações de personalidades atuantes na área, como: Natália Borges (Designer com pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade, Docente Embaixadora do Movimento Fashion Revolution e ex-aluna do CCBA), Cecília Pessôa (Doutora e Mestra em Design pela UFPE), Maria Alice Rocha (Doutora e Professora de Ciências do Consumo na UFRPE), Tatiana Leite (Professora de Design da UFPE/Centro do Agreste), Jaqueline de Melo (Professora no Departamento de Ciências do Consumo na UFRPE) e Isabella Morais (Docente Embaixadora do Movimento Fashion Revolution). Após as falas das convidadas, será aberto um amplo debate em clima informal.

  Por ano, a indústria da moda gera cerca de 2,1 bilhões de toneladas de resíduos, segundo aponta o estudo “Pulse of the fashion industry”, publicado pelo Boston Consulting Group (BCG). Atualmente, muitas peças não são feitas para durar e a média de consumo de roupas por pessoa é 60% maior que há 15 anos. Diante deste cenário, torna-se urgente repensar e modificar os modos de consumo e produção, dando espaço para que uma moda mais sustentável seja implementada através da escolha por alternativas mais conscientes e éticas em relação ao meio ambiente.

O Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) vem tomando iniciativas que estimulam a preservação ambiental e o fortalecimento de grupos e de pessoas engajadas na luta por um desenvolvimento sustentável. Uma dessas ações é também a realização do curso “Costura & Upcycling”, em parceria com a Urd Atelier (da estilista e costureira Natália Borges, uma das participantes do KULTURFORUM) e com a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife. O curso está sendo ministrado por Natália Borges, com um público de 10 mulheres (moradoras de comunidades periféricas da cidade do Recife) no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida. E a ideia da formação é trabalhar a partir de materiais em desuso, como banners (do próprio CCBA), os reutilizando para criar produtos como bolsas, estojos, entre outros (praticando o upcycling). Tornando rentável um material que, anteriormente, seria descartado. Além disso, durante o curso, Natália traz um conteúdo teórico e rodas de conversa sobre conceitos, princípios e dimensões da sustentabilidade; economia circular, responsabilidade socioambiental; economia solidária; impactos da indústria da moda ao meio ambiente; introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030.

Saiba mais sobre a temática: https://l1nq.com/ZbWwr

Participações no KULTURFORUM: Moda e Sustentabilidade:

Natália Borges

Natália Borges é designer por formação, estilista por profissão, costureira e educadora por amor. Graduada pela UFPE e Pós-graduada em Educação para a Sustentabilidade pela UNIFAL-MG/Gaia Education. Idealizadora da Urd Atelier, Consultora de Sustentabilidade no Marco Pernambucano da Moda – NTCPE, Embaixadora Docente do Fashion Revolution Brasil e Embaixadora do Slow Fashion Movement.

Cecília Pessôa

Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2023) com tese intitulada ‘Tramas do upcycling: possibilidades de pós-uso para artefatos de moda’. Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2016) com a dissertação intitulada ‘A Percepção dos Designers na Concepção de Vestuário em Pernambuco pelo Viés da Sustentabilidade’. Designer pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2005). 
 Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona – Espanha/ Itaú Cultural. Atua nas áreas de educação, pesquisa e consultoria no âmbito da economia criativa.

Maria Alice Rocha

Doutora em Design de Moda – PhD in Fashion Design – University for the Creative Arts / University of Kent (2007); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999); Especialista em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Estilista de Moda em Confecção Industrial pelo Senai CETIQT-RJ (1992) e Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco (1989). Atualmente é professora titular do Departamento de Ciências do Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde atua como docente no Bacharelado em Ciências do Consumo. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Jaqueline de Melo

Técnica em Confecções do Vestuário (SENAI); Economista Doméstica e Mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social; atualmente faz Doutorado em Design na UFPE, com a temática Moda-vestuário, Sustentabilidade, com a escuta direcionada a Donas de Brechós. É professora no Departamento de Ciências do Consumo da UFRPE.

Tatiana Leite

Professora adjunta do curso de design na Universidade Federal de Pernambuco, campus do Agreste (CAA). Doutora em Design na UFPE (2023, com graduação em Desenho Industrial- Projeto do Produto pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Especialista em design de moda pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, linguagem e gênero, Desenvolvimento de Produtos de Moda, com foco em acessórios de moda e Modelagem Plana. Está vinculada ao grupo de pesquisa Viés Moda e Design (UFPE).

Isabella Morais

Pesquisadora – doutoranda e bacharela em Design (UFPE), mestra em História Social da Cultura Regional (UFRPE) – Docente Embaixadora Fashion Revolution; coordenadora de redes no NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco – Co-autora do livro “Alinhavo: a história da moda pernambucana: estilistas.

SERVIÇO

  • KULTURFORUM: MODA E SUSTENTABILIDADE
  • Data: 10/12/2024 (terça-feira)
  • Horário: a partir das 18h30
  • Local: CCBA – Rua do Sossego, 364, Boa vista, Recife – PE
  • Acesso: Aberto ao público interessado